FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E PESQUISA
MARIA IONE XEREZ VASCONCELOS
(85) 3281-5223
Noticias
Fale conosco

Oferecemos residência médica em oftamologia e oportunidades para pesquisas científicas.

 

a Noticias a
 
O OLHO: TESTE A SUA VISÃO

 

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO OLHO HUMANO

O olho é opticamente equivalente a uma máquina fotográfica comum, sendo constituído basicamente de um sistema de lentes, um sistema de diafragma variável e uma retina que corresponde a um filme em cores.

O olho tem características especiais, muitas das quais inexistentes mesmo nas câmeras mais sofisticadas:

1. Um sistema automático de focalização que permite ver, por exemplo, objetos a 25 cm e logo a seguir outros a grandes distâncias;

2. A íris, que corresponde ao diafragma, controla automaticamente a quantidade de luz que entra no olho;

3. Eficiência de operação para ver tanto em ambientes com muita luz como em outros pouco iluminados;

4. Visão angular muito grande: horizontal - 90° na direção da têmpora e 50° na direção do nariz - e vertical - 50° para cima e 65° para baixo, a partir do ponto central do olho; 5. A imagem de um objeto formado na retina é invertida.

 

PRINCIPAIS ELEMENTOS DO OLHO HUMANO

A parte anterior do olho é formada pela córnea, uma camada curva clara e transparente, responsável por dois terços da focalização da luz na retina. A refração dos raios luminosos nas diversas partes do olho é que produz a focalização na retina.

Atrás da córnea existe um fluido claro, praticamente incolor, chamado humor aquoso. Esse fluído é produzido contínuamente e eliminado pelo canal de Schlemm. Ele mantém a pressão do olho em 15mmHg, além de fornecer nutrientes à córnea e ao cristalino que são vascularizados.

A seguir vem a íris, de cor azul, verde, castanha ou cinza, que é um diafragma composto principalmente de músculos circulares e radiais que ao se contraírem ou se distenderem, diminuem ou aumentam o tamanho da abertura - a pupila - por onde entra a luz. A principal função da íris é controlar a luz que penetra no olho.

Depois de ter atravessado a córnea, o humor aquoso e a pupila, a luz encontra o cristalino, também chamado lente, pois funciona como tal, responsável por praticamente o terço restante da focalização da luz na retina. Sua curvatura é maior atrás que na frente. Os ligamentos suspensores que ligam o cristalino aos músculos ciliares podem alterar a forma do mesmo tornando-o mais convexo, aumentando assim sua capacidade de desviar os raios luminosos, ou seja, seu poder de focalização.

A parte seguinte do olho atingida por um raio luminoso incidente é o humor vítreo, uma substância clara e gelatinosa que preenche todo o espaço entre o cristalino e a retina.

E finalmente, o raio luminoso chega à retina que é cor-de-rosa e possui uma espessura aproximada de 0,5 mm. Ela cobre quase toda a superfície interna do olho, é altamente vascularizada e contém uma rede de nervos. A retina é a parte do olho sensível à luz, onde ocorre a conversão da imagem luminosa em impulsos elétricos nervosos, os quais são enviados ao cérebro para serem processados.

TESTE SUA VISÃO

A T E N Ç Ã O
Este teste tem como objetivo avaliar sua visão e avisá-lo de qualquer possível
problema visual porém é importante ressaltar que
ESTE TESTE NÃO SUBSTITUI O EXAME COMPLETO REALIZADO POR UM OFTALMOLOGISTA

 

INSTRUÇOES

Localize-se à distância do monitor indicada na Tabela 1.
Feche seu olho esquerdo com sua mão esquerda.
Caso use óculos, use uma folha de papel para tapar a visão do seu olho esquerdo.
Comece lendo os números da primeira linha da Figura 1. Em seguida, os da segunda linha e assim por diante.
Se você conseguir ler a última linha de números a sua acuidade visual é de 100%.
Caso contrário, anote os números que consiga ver e consulte a Tabela 2 para encontrar a acuidade visual do seu olho direito.
Para medir a acuidade visual do seu olho esquerdo repita os passos acima fechando seu olho direito.

 

Tabela 1

Tamanho x Resolução 640 x 480 800 x 600
Monitor de 14 " 5,5 metros 4,0 metros
Monitor de 15 " 6,0 metros 4,5 metros

.

Figura 1

figura_1.gif (9128 bytes)

Tabela 2

Linha Acuidade Visual
831 10 %
26534 20 %
987521 30 %
352401 40 %
476032 50 %
895406 67 %
732843 100 %

.

Se a sua acuidade visual é menor que 100%, você pode estar precisando trocar

seus óculos ou algo pode estar ocorrendo com os seus olhos. Para maiores detalhes

sobre a sua visão é necessário consultar um oftalmologista.

 

 

a [Ver todas] [Imprimir] a
     
 

web site desenvolvido por Cláudio Salmito

inscricao, residencia, residencias, medica, medicas, fortaleza, ce, ceara, brazil, brasil, intercambio, intercambios, internacionais, internacional, medicina, medico, medica, medicos, medicas, oftamologia, oftamologico, oftamologicos, oftamologica, oftamologicas, oftamologias, ciencia, pesquisa, estudo, ciencias, pesquisas, estudos, fortaleza, fortal, ce, ceara, brasil, brazil, graduacao, graduacoes, universitario, universitarios, pos-graduacao, cirurgia, cirurgias, ocular, oculares, olhos, lentes, residencia, em, de, clinica, clinicas, hospital, colirio, lasik, retina, retinas, retiniana, retinianas, estrabismo, residências médicas, residência médica, inscrições, inscrição